Tel.: (11) 4963-2333 | 2885-6222 | 9 6248-0265 (OI)  
                 
clinica@equilibriovital.med.br  
     
     
    CRP/SP n°4630/J

Revista Novitá / Ano VIII - Nº 41

Você sabia que o ciúme exagerado acaba sendo uma doença?

As primeiras manifestações do ciúme podem ocorrer já na infância quando chega o irmãozinho e o afeto e a atenção dos pais acaba sendo divididos, por exemplo.

O ciúme serve como um sensor, uma medida da segurança que se sente em uma relação. Sua ausência, assim como seu excesso, pode prejudicar o relacionamento e o ciúme deixa de ser normal quando a pessoa se anula e passa a viver a vida só do(a) seu(sua) parceiro(a).

Quando esse sentimento se manifesta de forma exagerada, pode destruir um relacionamento, mesmo que exista o mais forte, puro e verdadeiro amor. Os sinais que indicam ciúme exagerado são:

- Controlar todos os passos do(a) parceiro(a), deixando(a) sufocado(a);

- Querer saber quem ligou para ele(a), e sobre o que conversaram;

- Perguntar de quem é aquele número registrado no celular ou na bina do telefone residencial, ligar para ter certeza se é mesmo daquela pessoa.

- Desconfiar de tudo e de todos.

Procurar nas coisas pessoais do(a) seu(sua) parceiro(a), bolsas, carteiras, pastas, paletós, bolsos e porta luva do carro;

- Checar os e-mails;

- Determinar que roupa o(a) seu(sua) parceiro(a) irá usar;

- Não aceitar que o(a) parceiro(a) faça um lazer (com amigos, por exemplo) sem sua companhia;

- Inventar qualquer desculpa para ligar para a casa do amigo, só para saber se o(a) parceiro(a) está mesmo lá, ouvir as vozes e perguntar: "tinha mulher?" ou "tinha homem?".

FORMA DE TRATAMENTO:
Com Psicoterapia Individual, trabalhamos com a desvalorização que o(a) ciumento(a), tem de si mesmo(a) e a baixa autoestima. A Psicoterapia de Casais pode ser indicada, dependendo da especialidade do caso, que deve ser avaliado pela Psicóloga.

Pense nisso: Muitas pessoas não imaginam o amor sem ciúmes, fazendo, às vezes, crer no lugar comum, que o amor e o ciúme se completam. Mas será que é mesmo verdade? Ou eles se destroem?


Dra. Simone Alves de Melo
CRP 06/53844-06

Mais imagens sobre essa notícia:

Clínica Equilíbrio Vital

Rua Dr. Angelo Vita, nº 64 - 1º Andar - Sala 106 - Centro - Guarulhos/SP.
CEP 07110-120 - Fone: (11) 4963-2333 / 2885-6222 / 9 6248-0265 (OI)


Desenvolvido por CWD Internet